Já pensou como sua vida seria hoje, se você tivesse crescido em um lugar diferente do que você passou sua infância?

O lugar onde moramos influencia diretamente em quem somos, na nossa personalidade, rotina e anseios. Nesse sentido, procurar uma região para adquirir um novo imóvel é mais do que escolher onde você quer morar. É optar pela região na qual você vai criar vínculos, transitar, literalmente, todos os dias e conviver com as facilidades e desafios da área. Escolher seu novo CEP, é escolher onde você quer viver.

E para te ajudar nessa escolha tão importante, fizemos uma seleção de fatores que você deve considerar na hora de encontrar seu novo endereço. Vamos lá?!

Entenda suas prioridades a curto e longo prazo

Antes de sair à procura do bairro ideal, é preciso que você tenha clareza nos fatores que têm mais valor para você na hora de escolher a localização do seu futuro imóvel. É mais importante que seja um local silencioso e tranquilo, ou que tenha diversas comodidades no entorno? Para você, vale a pena investir um pouco mais e morar próximo a parques, praças ou praias? Ou você não dispensa que sua nova residência seja nos arredores do local onde trabalha?

Todas essas questões influenciam logo no início da busca pelo seu novo CEP.  Por isso, pense bem e pontue suas prioridades quanto à região do seu futuro imóvel. Isso não significa que você não possa encontrar um bairro que agrupe algumas das suas preferências, por exemplo morar perto do trabalho e ter diversos serviços à disposição, mas ter clareza nos fatores que têm mais valor na sua decisão final te ajuda a fazer uma busca mais assertiva desde o início.

Custo por metro quadrado

O principal índice para estabelecer o quão valorizado é uma região é o custo por metro quadrado. A partir dele, é possível ter uma noção do quanto você vai desembolsar para adquirir um imóvel em cada área.

Entretanto, mesmo tendo esse índice como referência, é comum que internamente em alguns setores haja ruas com maior valorização, que fogem do custo por metro quadrado padrão da região. Em Goiânia, por exemplo, isso acontece no Setor Bueno, um dos bairros mais valorizados da cidade. Em geral, essa área possui um custo por metro quadrado entre R$ 6 e 7 mil. Já nos entornos do Parque Vaca Brava, localizado ao sul do Setor Bueno, o custo por metro quadrado pode se aproximar da casa dos R$ 10 mil.

Por isso, na hora de checar os valores por região, atente-se também a identificar quais são as áreas nobres dentro da localização que você está mapeando. Assim, você evita surpresas indesejadas na hora de procurar a fundo o seu futuro imóvel.

Serviços disponíveis nos entornos

Praticidade para o dia a dia é um dos fatores que devem ser levados em consideração na hora de escolher seu próximo endereço. Afinal, quem não quer ter à disposição facilidades como bares, mercados, hospitais e escolas sem precisar se deslocar vários quilômetros?

Uma boa dica, nesse sentido, é visitar as regiões que mais despertam seu interesse, antes mesmo de ter algum imóvel em mente. Assim, você pode tirar suas próprias conclusões sobre as áreas que oferecem mais recursos para facilitar o seu dia a dia.

Trânsito e vias de acesso

Outro fator importante a ser levado em consideração no estudo das regiões, são as vias de acesso para áreas estratégicas, como o centro da cidade ou a saída dela. Assim como analisar as estradas, caso você seja um usuário do transporte público, ou utilize sua bike para se locomover, é interessante que você pesquise as linhas de ônibus que passam por determinada área, e também a situação das ciclofaixas e bicicletários no entorno.

Afinal, se preocupar com as condições do seu ir e vir é colocar sua qualidade de vida em primeiro lugar. Nesse sentido, um imóvel bem localizado pode fazer toda a diferença!

Potencial de Valorização da região

Uma questão que muitos compradores deixam de lado na hora de pesquisar os melhores setores para adquirir um imóvel, é o quanto aquela região tende a se desenvolver ao longo do tempo. Afinal, uma aquisição do porte de um imóvel é um investimento por si só, e quem não quer ver seu dinheiro se valorizando cada vez mais, com o passar dos anos?

Por isso, na hora de analisar as principais regiões candidatas a seu próximo endereço, avalie a tendência de crescimento dessa área, os empreendimentos que estão previstos ou em fase de obra, além da capacidade de expansão do local, ou seja, quanto espaço útil há disponível para novas construções.

Além disso, uma boa dica para identificar regiões com alto potencial de valorização, é estar sempre atento aos lançamentos imobiliários das construtoras e onde eles se localizam. É comum que algumas regiões passem a se tornar mais atraentes a partir de lançamentos inovadores  e de grande porte. Um exemplo disso é o Eldorado Parque, um complexo residencial lançado a partir da união de quatro grandes construtoras de Goiânia,  projetado para comportar 7 mil unidades, com uma estrutura completa de lazer e serviços dentro do próprio complexo. Esse empreendimento, ajudou a valorizar ainda mais o Setor Eldorado, atraindo novos produtos e serviços para a região. 

E lembre-se: o imóvel a ser adquirido por você hoje, pode ser sua mais valiosa moeda de troca amanhã! Planeje-se, estude as alternativas e tome a decisão de compra com consciência e tranquilidade. Afinal essa pode ser a maior aquisição da sua vida até agora, mas nada impede que no futuro você entre novamente na jornada de compra de um imóvel, e nesse momento, ter um patrimônio bem valorizado pode representar uma vantagem e tanto para a negociação!

Segurança

Por último, mas nem de longe menos importante, lembre-se de analisar a segurança da região onde você pretende comprar seu novo imóvel. Pesquisar sobre índices de criminalidade, conversar com moradores sobre a rotina do bairro, checar a movimentação durante diferentes períodos do dia te ajudam a ter noção de quão seguro é a região que você está buscando. 

Além desses fatores humanos, não esqueça de considerar condições naturais, como possibilidade de enchentes, deslizamentos e até condições sanitárias, como saneamento básico, são fatores que devem ser considerados na hora de checar as regiões onde você pretende investir.

Pronto para procurar seu novo endereço?

Agora que você já sabe o que deve ser considerado na hora de pesquisar o lugar ideal para adquirir seu novo imóvel, que tal conferir algumas opções de empreendimentos nos três setores mais valorizados de Goiânia?!